Resumo da Prova de Redes - Parte 2











Sobre o protocolo ARP

1.               O que é o protocolo ARP?
R: O ARP é um protocolo que descobre o endereço da placa de rede Ethernet de um host (endereço MAC) a partir do endereço IP dele e mantém uma tabela com essa correlação de endereços.
2.               O que um computador precisa para enviar dados a outro computador?
1.    O endereço IP do outro computador;
2.    O endereço da placa de rede (MAC)do outro computador;
3.               Como funciona o protocolo ARP?
R: Esse protocolo envia um frame em broadcasting na rede, perguntado “quem tem o endereço IP xxxx, informe o endereço MAC da placa de rede”. Ao receber a resposta, o host que enviou o pedido guarda o endereço MAC em uma tabela com o endereço IP, e passa a utilizar esse endereço MAC para enviar os próximos datagramas.
4.               Quais os comandos para Consultar e Excluir dados da tabela ARP?
Consultar: ARP –A
Excluir: ARP –D
5.               Uma listagem de endereços MAC duplicados no cache ARP sempre indica um problema?
R: A menos que você tenha atribuído dois ou mais endereços IPv4 a um único adaptador de rede em algum lugar da rede local(o que é raramente é feito, mais é possível), todo endereço IPv4 no cachê ARP deve ser associado a um endereço físico único.
6.               O IPv6 impede o envenenamento do cachê ARP?

R: Para converte os mapeamentos de endereço IP para MAC, o IPv6 utiliza um protocolo chamado Neighbor Discovery(ND) em vez do protocolo ARP utilizado pelo IPv4. Por essa razão, um ótimo benefício de uma rede baseada exclusivamente em IPv6 é que isso impede a possibilidade de envenenamento do cache ARP.

2 comentários

  1. Olá Viviane é um prazer vir visitar o seu blog. Visitar todos os seguidores é um caso muito dificil mas à medida que vou encontrando vou deixando um comentário. Mas gostei destas suas lições, gosto de informática ainda que não percebo nada, então o HTML gosto mesmo, mas também sou um zero à esquerda. Tudo de bom muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane
    Obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito, o seu é muito acolhedor. Bjs querida

    ResponderExcluir

Topo